Descubra 10 coisas para fazer em Porto Alegre

Neste domingo dia 11 acontece mais uma edição da Maratona internacional de Porto Alegre, que tal aproveitar sua estadia na cidade e aproveitar para provar sabores do sul e conhecer um pouco mais a capital gaúcha?

Confira algumas dicas de lugares para conhecer e visitar em Porto Alegre:

1 – Mercado Público

 

Mais do que um ponto de comércio, o Mercado Público de Porto Alegre tornou-se uma instituição da cidade. De arquitetura impecável, e repleta de bancas dos mais variados tipos de produtos à venda, além de inúmeras bancas com sorvete, almoço e café. O Mercado Público é também uma porta de entrada para a cidade e a cultura gaúcha.

2. Ir na Banca 40 do Mercado Público

Passear pelo Mercado Público de POA, sem visitar a Banca 40  para provar  um dos melhores e mais tradicionais sorvetes da cidade, é quase o mesmo que não ir ao mercado.  Aberta há mais de 80 anos, a Banca 40 tem, como carro chefe a Bomba Royal (salada de frutas, três bolas de sorvete e nata batida).

3 – Teatro São Pedro

A beleza da sua arquitetura o transformou em um tempo de cultura, teatro e música na cidade Porto Alegre, sendo hoje uma das mais importantes casas de espetáculos do Brasil.

4 – Casa de Cultura Mário Quintana

Localizada no antigo Hotel Majestic, recebeu este nome por ter como hóspede e morador ilustre o escritor gaúcho Mário Quintana. Hoje, reformado, é um complexo cultural que reúne música, teatro, exposições, café e o belíssimo Jardim Lutzenberger.

5 – Parque Moinhos de Vento

O topônimo “moinhos de vento” lhe foi atribuído em virtude da existência, em sua área, de moinhos que transformavam o trigo em farinha, hoje reúne dezenas de pessoas todos os dias e, principalmente, nos finais de semana, que buscam o local para praticar corrida e caminhada ao longo de seu percurso. Ou simplesmente aproveitar toda a beleza do local, tomando um belo chimarrão.

6 – Usina do Gasômetro

Um dos mais famosos cartões postais de Porto Alegre. Sua arquitetura imponente à beira das águas do Guaíba, o local abriga diversos programas culturais, como a realização de exposições, peças teatrais, espetáculos de dança, exibição de filmes e eventos da cidade, além de proporcionar o mais belo pôr do sol da cidade.

7 – Caminho dos antiquários

Um dos passeios preferidos dos porto-alegrenses aos domingos, é também um dos passeios mais charmosos e inspiradores da cidade. O Caminho dos Antiquários é uma feira ao ar livre com diversos expositores de artesanato, artes plásticas, joias, roupas e artigos de decoração.

8 – Fundação Iberê Camargo

A visita ao local já seria válida apenas pela obra do artista que dá nome ao local, porém não bastasse isso, na fundação existem diversas exposições de artistas contemporâneos, uma arquitetura única e um charmoso café com vista para a orla do Guaíba.

9 – Rua mais bonita do mundo

Eleita a rua mais bonita do mundo, a Rua Gonçalo de Carvalho deve esse título a um grande túnel verde, formado pela copa de mais de 100 árvores da espécie Tipuana que decoram suas calçadas.

10 – Saborear o tradicional churrasco gaúcho e tomar um chimarrão

Ir à Porto Alegre e não provar um tradicional churrasco gaúcho é quase inaceitável, tanto quanto não saborear um belo chimarrão. Procure uma das dezenas churrascarias espalhadas pela cidade, prove as delicias de um churrasco ou tome um chimarrão admirando um fim de tarde pela capital dos gaúchos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSAS NOVIDAS EM SEU E-MAIL